As lesões esportivas acontecem por acidente ou devido a execuções inadequadas durante o treinamento, seja na prática de exercícios físicos ou nos esportes.
As mais comuns envolvem ligamentos, tendões, músculos e cartilagem.
Não existe uma técnica infalível para evitar lesões, porém há algumas boas práticas que ajudam e muito a minimizar os riscos e são fáceis de inserir na rotina.
Veja aqui 5 delas para você adotar e ter mais chances de prevenir as lesões:
- Aquecimento
Não o negligencie. É o aquecimento que prepara o seu corpo e mente para a prática física aumentando a frequência cardíaca, aquecendo os músculos e todo o corpo, melhorando a mobilidade.
Com isso, será muito menor a probabilidade de sofrer distensão muscular ou de tendão.
- Alongamento
Essencial para desenvolver ou manter a flexibilidade do corpo. Músculos curtos e rígidos por falta de alongamento ficam altamente sujeitos a danos durante a prática esportiva.
- Atenção à técnica de execução
Usar a técnica correta em qualquer prática esportiva reduz as chances de lesões. As de treinamento de resistência costumam ser as mais comuns, com o levantamento de pesos mais pesados quando o corpo ainda não está preparado.
Não tenha pressa de pular etapas e siga as orientações do profissional que te acompanha. Com a técnica executada perfeitamente, seu desempenho será melhor e os resultados também.
- Exercitar outras áreas do corpo
Seja esporte ou academia, se o treino exigir muito de uma área específica do corpo, é aconselhável reservar um tempo para fortalecer outros grupos musculares. Desta forma, você evita as lesões esportivas por excesso de uso da região mais utilizada.
- Descanso
A maioria das pessoas não dá atenção a isso, mas o descanso é um dos principais componentes da prática esportiva. É o tempo que o corpo precisa para se recuperar do esforço e trabalhar na regeneração muscular.
Ao contrário do que pensam, não dar intervalos de descanso ao corpo na prática esportiva só vai deixá-lo enfraquecido e mais sujeito a lesões ou doenças.
Dicas Extras
Estas parecem mais comuns, mas também são extremamente importantes: boas noites de sono, hidratação, alimentação saudável e respeito ao próprio corpo. Ele sempre te conta se tem algo errado por ali. Preste atenção e não ultrapasse seus limites.
Dr. João Cangussú
CRM 3171 TEOT 14260 RQE1237
Ortopedia e Cirurgia do Pé e Tornozelo